3ª SEMANA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

26-04-2010 19:12

O DCE da Unicamp, em conjunto com diversos Centros Acadêmicos (CACAU, CAEF, CAIA, CAFEA, CAB, CAP, CACT, CAT, CAEA, CAECO, CAL e CAE), esta organizando a “III Semana dos Movimentos Sociais”, que se realizará entre 26 de Abril à 15 de Maio de 2010.

O evento tem como objetivo trazer à comunidade de Campinas, em especial aos estudantes da Unicamp reflexões sobre os principais problemas sociais enfrentados pela população sobre a visão de movimentos organizados que lutam cotidianamente por justiça social. Esperamos através de vivências como essas enriquecer os conhecimentos produzidos nesta universidade, assim como as ações de cidadania por parte de todos.

O tema central da semana será a Criminalização dos Movimentos Sociais, hoje mais que nunca esses movimentos vêm sendo tratados como desobediência civil e ignora-se o debate sobre estas ações serem resposta a irresponsabilidade do ESTADO em promover políticas públicas que deveriam garantir pela própria constituição, segundo Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição e não é feito.

Para a universidade, a presença dos Movimentos Sociais, ao longo da Semana, se faz muito interessante, trazendo para a comunidade importantes debates como: a Reforma Agrária e a questão da Terra no Brasil; a função social das cidades e a Reforma Urbana; a problemática da fome, do meio ambiente; os prejuízos sócio-ambientais da construção de barragens, entre outros importantíssimos debates sobre a realidade brasileira que os Movimentos Sociais promovem. Acreditamos ser função da universidade a reflexão sobre a realidade brasileira, e nesse sentido, esses movimentos são aliados fundamentais.

Programação

Segunda (26/04)

12h00: Apresentação de Hip-Hop e Grafite, no PB

 

17h30: Cine CACT “Documentários sobre a luta urbana”, no CACT

 

Terça (27/04)

17h00: Hip Hop  – Roda de discussão com grupo Inquérito, Dérik (Break), Mash (grafite) e outros. no gramado do IA

 

Quarta (28/04)

 

17h30: Mesa-Redonda “Reforma Agrária é uma solução ambientalmente correta pra fome no Brasil”., no Auditório da Engenharia de Alimentos. Com a professora Sônia Bergamasco da Engenharia Agrícola e Professor Mohamed da Biologia.

 

Quinta (29/04)

12h00: Mesa-Redonda: “Reforma agrária e o MST”, na ETEC Bento Quirino.

17h30: Mesa-Redonda “Reforma Urbana”, no auditório da FECAU (Arquitetura, prédio azul). Com o Grupo Risco (Estudantes formados da Arquitetura que participam das lutas urbanas de São Paulo), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

19h00: Mesa-Redonda “Sociedade e Meio Ambiente: A Energia Hidrelétrica em Debate”, na FT (PA07 em Limeira). Com Professor Oswaldo Sevá e MAB (Movimento Atingidos por Barragem)

Sexta (30/04)

17h30: Viracopos Especial “Semana dos Movimentos Sociais” em frente ao DCE-Unicamp.

Sábado (01/05)

Ato do 1º Maio: Dia de Luta do Trabalhador – Inscreva-se aqui

Terça (04/05)

17h30: Cine PipoCAP “Granitos de Areia”, no CAP. (org. CAP)

Quarta (05/05)

12h00: Mesa-Redonda “A Criminalização dos Movimentos Sociais Hoje”, no PB16 (Prédio em frente ao Bandejão de Campinas). Com MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Tribunal Popular de Campinas.

Quarta (12/05)

16h30: Cine CAECO “Reforma Agrária e Desenvolvimento” no CAECO.

Sábado (15/05)

8h00: Visita a Escola Nacional Florestan Fernandes (Universidade Popular do MST) – inscreva-se aqui

https://erelsudeste2010.webnode.com/