O QUE VEM ROLANDO POR AÍ!

12-04-2010 19:10

Parece que não, mas mal começou o semestre e já ocorreram muitas coisas. Primeiro fomos surpreendidos com a questão das festas no campus, que culminaram na punição dos estudantes dirigentes de vários CA’s e do DCE. Assim como, pela questão da Autarquização do Hospital das Clínicas, que significa tirar da Unicamp o vínculo com o HC e entregá-lo para a Secretaria de Saúde dos Estado, acarretando em perda de verba da universidade e menor vinculação do ensino e da pesquisa da universidade com o HC, ou seja, a que tudo parece teremos mais perdas do que ganhos. Além do mais os boatos sobre o retorno da discussão sobre a FAS – Fundação da Área da Saúde – ganharam fôlego, dessa forma, se não emplacar a autarquização tem-se a fundação, que significa a tercerização da maior parte dos serviços do mesmo, precarizando o que já é precarizado: o trabalhador e o serviço em saúde.

    Mas o que isso tem a ver conosco? Afinal, estudo no IEL e não na área da saúde, muito menos sou dirigente de algo... Bem, além do fato de sermos parte integrante da sociedade e, consequentemente, acessarmos os serviços do Estado (dentre eles a saúde) isso implica diretamente na dinâmica de toda a Universidade. A exemplo do que aconteceu na USP e que ocorrendo na UNESP, em relação a autarquização, com a desvinculação dos HC houve diminuição das verbas (já que uma parte da universidade não mais pertence a ela), o que afetou a vida de todos dentro da universidade.

    Falando em diminuição de verbas, já de muito que a universidade vem capengando com a falta de dinheiro daqui, da graninha que não tem de lá e daí por diante. Putz... como assim, mas não estão reformando o IEL, num estão investindo em um monte de lugar? Sim, é verdade, no entanto, para se ter uma idéia, a reforma do IEL está programada a muuuito tempo, no entanto só foi viabilizada agora, pois só agora sobrou alguma coisa para isso. Além do mais é notória a falta de professores em nosso instituto, principalmente em LA e TL, isso pelo fato do CONSU – Conselho Universitário – e a REItoria não liberarem para a contratação da demanda que existe aqui e em outros institutos, isso se dá pelo inchaço na folha de pagamento da Universidade, assim ela não terá condições de pagar todo mundo e manter a qualidade que tem... só que com a falta de contratações o que acaba caindo é a qualidade do ensino, ou seja, é um circulo vicioso...

    Mas o que podemos fazer, então? Todo começo de semestre tem início os debates sobre a Campanha Unificada, onde as representações de estudantes, funcionários e professores se reúnem e formam as pautas que acham mais urgentes para se discutir com as reitorias das Universidades Paulistas. Assim não perdermos esta qualidade que tanto almejamos e ouvimos falar. A Campanha Unificada significa, dessa forma, o momento onde os estudantes podem reivindicar as melhorias para seus cursos ou na estrutura geral da Universidade.

    Este ano, se elencou como principais pontos dos estudantes a questão da falta de bandejão, pois existe uma promessa por parte da Unicamp de construção de mais 3 bandejões na Universidade, além do bandex do Campus II de Limeira, e as filas do bandex, durante o dia e a noite, mostram a necessidade de se construir mais bandejões. Além da questão das festas, contra a criminalização dos Movimentos Sociais, dentre ele o Estudantil, devido as perseguições que estão ocorrendo na Unicamp.

O CAL Unicamp, apóia esta iniciativa, tanto por elencar as principais bandeiras do ME, como também por se tratar um tema mais do pertinente: financiamento da educação, permitindo que esta mantenha a qualidade!

    Por isso fique atento, tem muitas coisas rolando por aí!

https://erelsudeste2010.webnode.com/